15 de janeiro de 2012

Tordo ruivo

Ora aqui está o meu primeiro registo do Tordo ruivo.

O processo para a obtenção da primeira fotografia foi moroso e exigiu grande planificação e trabalhos preparatórios.
Para efeitos de focagem manual pré-definida, o topógrafo forneceu as medições exactas entre a câmara, o primeiro conjunto de ramos, o segundo conjunto, onde o Tordo pousou, e o local do adereço – uma reprodução da Toutinegra de cabeça preta em fina porcelana.
O efeito desejado foi conseguido. Uma gradual e meticulosa perda de foco, desde os ramos em 1º plano até à última ave.
As horas de espera foram longas até o Tordo pousar no local pretendido, que dispõe de um fundo onde se vêm as folhas amarelecidas dos carvalhos.
Os meus agradecimentos ao Paulo Duarte, pela sua disponibilidade e resistência física, que segurou uma cana de pesca à francesa de 14,5 metros durante essa longa espera, mantendo a Toutinegra no local desejado e com um ligeiro movimento oscilatório para dar a sensação de voo.

Tudo isto para dizer que apesar da contrariedade da desfocagem do Tordo ruivo, como Woody Allen em Deconstructing Harry, aprecio bastante esta primeira imagem.


Tordo ruivo - Redwing
Turdus iliacus





ESA de Castelo Branco
(13 de Janeiro de 2012)

2 comentários:

Paulo Duarte disse...

Realmente, tinhas-me falado nesta fotografia mas não me tinha apercebido do trabalho artístico aqui empreendido. Deve ter levado um certo tempo a conseguir este grau de esbatimento e esta incerteza no que diz respeito à ave que passa em segundo plano. Excelente foto!

JR disse...

Esta semana vou ver se consigo efectivamente "caçá-lo".
Nos fins de tarde em que não trabalho será fácil encontrarem-me. :-)